O que é commodities?

O que é Commodities?

As Commodities (Ou Commodity), é uma expressão que vem do inglês e que faz referência a um produto de origem primária comercializados dentro das bolsas de valores pelo mundo todo.

Alguns exemplos que temos são produtos naturais,como recursos minerais, vegetais ou agrícolas. Sendo eles petróleo, ouro, carvão mineral, soja, cana, dentre outros.

Geralmente elas são matéria prima para diversos produtos. E isso afeta e muito a economia como um todo. De forma quando uma determinada matéria prima é definida como uma commodity, o seu preço é definido pela cotação em bolsa e não mais pela valor de produção.

Países que tem as commodities como principal meio de sustentação econômica, se veem em apuros quando uma crise estrutural de países que compram esses produtos é iniciada.
Na maioria dos casos, países subdesenvolvidos são os responsáveis pela exportação de commodities e sempre serão afetados, para o bem ou mal.

O Brasil é um exemplo, tem uma quantidade vasta de produtos de commodities e se beneficia quando existe a alta nas bolsas desses produtos e também está na linha de frente da crise quando o preços caem.

Entender esse termo e o que ele pode afetar na economia, é de fundamental importância se você quer se tornar um investidor de sucesso.

As commodities envolvem, geralmente, matérias-primas